Comericários CG
  • DIRETORIA
    • O QUE É O SINDICATO
    • ONDE ATUA O SINDICATO
  • IMPRENSA
    • Notícias
    • OPINIÃO
    • MEMÓRIA
    • SAIBA MAIS
    • Galeria de Fotos
    • O Comerciário
    • Expediente
  • ACORDOS E CONVENÇÕES
  • FALE CONOSCO
 Publicado em 3 de setembro de 2026 por Redação

“Vitória importante”, diz Lula sobre avanço do fim da escala 6×1 no Senado. Projeto foi aprovado na CCJ

“Vitória importante”, diz Lula sobre avanço do fim da escala 6×1 no Senado. Projeto foi aprovado na CCJ
 Publicado em 3 de setembro de 2026 por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quarta-feira (2) o avanço, no Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1, modelo no qual o trabalhador cumpre seis dias de jornada para ter um dia de descanso.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira. Lula classificou o resultado como uma “vitória importante” e destacou que a matéria está pronta para ser analisada pelo plenário da Casa.

Fim da escala 6×1 avança na CCJ
A aprovação na CCJ representa uma nova etapa da tramitação da proposta que busca modificar a organização da jornada de trabalho. O texto prevê dois dias de descanso por semana e jornada semanal de 40 horas.
Ao comentar a votação, Lula celebrou o resultado e afirmou que a mudança poderá alcançar milhões de trabalhadores e trabalhadoras no país.
“Vitória importante! O fim da Escala 6×1 acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição de Justiça do Senado. Com isso, o texto está pronto para ser apreciado pelo plenário da Casa. Só falta mais esse passo para os dois dias de descanso semanais e a jornada de 40 horas se tornarem realidade para milhões de trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. Seguimos mobilizados!”, escreveu o presidente na rede social X, antigo Twitter.

Lula destaca dois dias de descanso
Na manifestação, Lula colocou em destaque dois pontos da proposta: a adoção de dois dias de descanso semanal e a jornada de 40 horas.
O presidente também indicou que a mobilização em torno da mudança continuará durante a próxima etapa da tramitação no Senado. “Seguimos mobilizados!”, afirmou.

Proposta segue para o plenário do Senado
Com a aprovação pela CCJ, a proposta fica pronta para ser apreciada pelo plenário do Senado, etapa destacada por Lula em sua manifestação.
“Só falta mais esse passo”, escreveu o presidente ao se referir à votação na Casa e à possibilidade de avanço da proposta que prevê dois dias de descanso por semana e jornada de 40 horas.

Brasil 247

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias
  • CineSesc terá sete filmes em Campina Grande gratuitamente. Programação começa nesta quarta
  • Sindicato fecha convenção coletiva de supermercados e consegue 7% de reajuste para a categoria, com ganho real acima da inflação
  • Presidente do Senado anuncia votação do fim da 6×1 para depois das eleições. Proposta já passou na CCJ
  • 7 de setembro é feriado nacional. O comércio pode abrir? A direção do sindicato esclarece tudo sobre a questão

SIGA-NOS

onde estamos

Rua Venâncio Neiva, 91
Centro, Campina Grande - PB
CEP 58100-060
83 3321-3765 e 3341-1430
contato@comerciariocg.com.br
Seg. - Sex. 8:00 - 16:00

nossa missão

Nosso compromisso é representar o trabalhador com seriedade e transparência junto aos meios patronais, visando sempre proporcionar condições de trabalho humanizadas, salário justo, dignidade e voz a todos os trabalhadores.

Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região | comerciariocg.com.br
Todos os direitos reservados | Feito por click