O Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região também está na luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25, que acaba com a escala de trabalho 6×1. Além de defender a proposta em favor dos trabalhadores, a direção do sindicato está buscando dialogar com os deputados federais da Paraíba no sentido de conseguir o apoio de todos em relação ao assunto.
A PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados no dia 25 de fevereiro último por parlamentares da base do governo. O texto, que estabelece jornada de 4×3 (quatro dias de trabalho por semana e três de descanso), ou ainda 5×2 (cinco dias de trabalho e dois de descanso), tudo sem redução de salário, conseguiu o apoio de mais de 171 deputados para começar a tramitar na Casa.
Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada deve ser de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que viabiliza o trabalho por seis dias com um dia de descanso. Já a PEC prevê duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 36 horas semanais.
A autora da PEC, deputada Erika Hilton (Psol-SP), afirmou que já tem conversado com lideranças partidárias para que o texto seja aprovado. “Queremos saber se a Câmara vai ter interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores brasileiros”, disse ela.






Agência Câmara de Notícias com Assessoria SECCG