Comericários CG
  • DIRETORIA
    • O QUE É O SINDICATO
    • ONDE ATUA O SINDICATO
  • IMPRENSA
    • Notícias
    • OPINIÃO
    • MEMÓRIA
    • SAIBA MAIS
    • Galeria de Fotos
    • O Comerciário
    • Expediente
  • ACORDOS E CONVENÇÕES
  • FALE CONOSCO
 Publicado em 5 de outubro de 2023 por Redação

Petrobras, uma estatal indispensável ao desenvolvimento nacional

Petrobras, uma estatal indispensável ao desenvolvimento nacional
 Publicado em 5 de outubro de 2023 por Redação

A Petrobras completa nesta terça-feira (3) 70 anos de existência, o que é motivo de celebração e mobilização não só para a combativa categoria dos petroleiros e petroleiras como também para o conjunto da classe trabalhadora e do povo brasileiro. Alvo da sanha privatista da extrema direita e da direita brasileira, a estatal sempre teve e mantém um papel estratégico no desenvolvimento nacional.
A empresa foi criada no dia 3 de outubro de 1953, data em que o então presidente Getúlio Vargas sancionou a lei que criou a Petróleo Brasileiro S/A, a Petrobras, e instituiu o monopólio estatal da exploração, extração, refino e transporte de óleo bruto.
Em 2006, durante o governo Lula, o Brasil alcançou a autossuficiência na produção do precioso combustível, alvo da cobiça das potências imperialistas e motivos de conflitos políticos e guerras em diferentes pontos do planeta, com destaque para o Oriente Médio.
Ao longo de sua história, a Petrobras deu grandes contribuições ao desenvolvimento econômico, cultural e científico do país, investiu em pesquisa, inovação e desenvolvimento e foi pioneira na exploração de petróleo em águas profundas. Ainda é a maior estatal do Brasil e uma das maiores petroleiras do mundo.
É preciso assinalar que por todo este tempo, a empresa foi assediada por entreguistas e privatistas. Após o golpe de 2016, nos governos Temer e Bolsonaro, a Petrobras foi enfraquecida e colocada a serviço dos acionistas privados. Em 2022, a direção bolsonarista da estatal distribuiu o valor recorde de R$ 112 bilhões em dividendos, sacrificando os investimentos produtivos e o desenvolvimento nacional. Foi a segunda maior empresa do mundo em pagamento de dividendos.
Refinarias foram privatizadas na bacia das almas e a direção da empresa impôs ao povo a Política de Paridade Internacional de Preços, o que na prática significou a dolarização dos preços do combustível e seus derivados no Brasil, o que acelerou a inflação e a carestia, sacrificando os consumidores para alimentar a sede de dividendos dos acionistas estrangeiros.
A vitória de Lula foi a derrota das forças que conspiram pelo enfraquecimento e a privatização desta estratégica empresa, que foi resgatada de mãos entreguistas nas eleições presidenciais de 2022 e deve reorientar seus rumos. Em vez de servir aos interesses privados de bilionários ociosos (rentistas que vivem sem trabalhar à base de dividendos), ela deve servir aos interesses maiores do povo e da nação brasileira.
Por tudo isto, o momento de celebração dos 70 anos da Petrobras é ao mesmo tempo a hora de reiterar e intensificar a mobilização e a luta da classe trabalhadora e das forças democráticas e patrióticas em defesa da estatal, pelo seu fortalecimento e engajamento no projeto de desenvolvimento nacional sustentável e na transição energética justa.

Por Adilson Araújo
Presidente da CTB

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias
  • Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1
  • Pesquisa Genial/Quaest mostra que 53% dos deputados apoiam supersalários e 70% são contra o fim da escala 6×1
  • Sindicato inicia negociações com setor de supermercado para fechar convenção coletiva 2025/2026
  • Campina Grande bate recorde na geração de empregos dos últimos cinco anos, aponta Caged

SIGA-NOS

onde estamos

Rua Venâncio Neiva, 91
Centro, Campina Grande - PB
CEP 58100-060
83 3321-3765 e 3341-1430
contato@comerciariocg.com.br
Seg. - Sex. 8:00 - 16:00

nossa missão

Nosso compromisso é representar o trabalhador com seriedade e transparência junto aos meios patronais, visando sempre proporcionar condições de trabalho humanizadas, salário justo, dignidade e voz a todos os trabalhadores.

Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região | comerciariocg.com.br
Todos os direitos reservados | Feito por click