O diretor financeiro do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região e representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PB, José do Nascimento Coelho considerou louvável a atitude da prefeitura municipal em colocar ônibus grátis para a população como forma de incentivar as pessoas a irem comprar no comércio local, mas fez um alerta e uma cobrança.
Falando em nome da CTB, Coelho disse que não basta apenas manter a gratuidade no transporte público em alguns dias específicos para ajudar a aquecer as vendas, mas é preciso “ter ônibus todos os dias, em horários regulares e de boa qualidade”. Ele disse que o sistema de transporte público campinense deixa muito a desejar e não atende as necessidades da população, principalmente aos domingos e feriados.
Como exemplo ele citou a linha 077 que circula nos conjuntos Rocha Cavalcante, Rogério Lustosa (Cinza), João Agripino, Ronaldo Cunha Lima e Ana Amélia, onde reside uma população de 27 mil pessoas. “Muitas vezes o ônibus não aparece e isso dificulta e prejudica o trabalhador, que nem sempre tem como voltar para casa depois de uma noite de trabalho, ou não tem como ir trabalhar por falta de coletivo. Há também o prejuízo social da comunidade, que não tem como se deslocar para a casa de familiares ou para resolver algum problema de saúde”, comentou Coelho.
Além disso, ele afirmou que a falta de transporte público afeta também os distritos campinenses e os bairros mais distantes e que o sindicato já denunciou o caso ao Ministério Público e a Curadoria do Consumidor e espera providências. “É preciso chamar a atenção da STTP e dos consórcios de transportes para que o problema seja resolvido. Transporte público é um serviço essencial, um direito do cidadão e um dever do município”, afirmou.
TARIFA ZERO
Nesta quinta-feira (14) o prefeito Bruno Cunha Lima lançou o Programa Tarifa Zero, anunciando que durante o mês de dezembro os passageiros terão gratuidade no transporte público municipal no próximo domingo (17) e no sábado (23). A iniciativa tem como objetivo fomentar a economia no comércio local, e também proporcionar a geração de novos empregos e promover economia para trabalhadores que utilizam o transporte público, bem como viabilizar para a população o descolamento gratuito para atividades familiares e de lazer. Além da operação especial no mês de dezembro, o Programa Tarifa Zero passará a funcionar a partir de fevereiro em todo primeiro sábado de cada mês.