Comericários CG
  • DIRETORIA
    • O QUE É O SINDICATO
    • ONDE ATUA O SINDICATO
  • IMPRENSA
    • Notícias
    • OPINIÃO
    • MEMÓRIA
    • SAIBA MAIS
    • Galeria de Fotos
    • O Comerciário
    • Expediente
  • ACORDOS E CONVENÇÕES
  • FALE CONOSCO
 Publicado em 25 de agosto de 2026 por Redação

Relator da PEC 6 x 1 promete votação semana que vem e aposta na aprovação por alto quórum

Relator da PEC 6 x 1 promete votação semana que vem e aposta na aprovação por alto quórum
 Publicado em 25 de agosto de 2026 por Redação

Em entrevista ao programa Boa Noite, na TV 247, o senador Omar Aziz (PSD-AM), relator, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, da proposta que acaba com a jornada de trabalho de seis dias, assegurou que entregará seu parecer ainda esta semana para que, na próxima, a matéria seja votada no plenário e seja logo promulgada. Ele aposta na aprovação por um quórum elevado.
Nesta quinta-feira, 27, ele pretende publicar seu parecer no sistema eletrônico interno do Senado para que seus colegas da comissão possam conhecer o texto e apresentar emendas com vistas à votação na quarta-feira da próxima semana, dia 2 de setembro. Neste mesmo dia será votado um requerimento de urgência, que ele mesmo pretende apresentar, para que a votação no plenário ocorra no mesmo dia.
Na entrevista aos jornalistas Joaquim de Carvalho, Tereza Cruvinel, Ricardo Amaral e Paulo Emílio, Aziz informou também que poderá fazer alguns ajustes no texto, especialmente sobre regras de transição, mas não fará nenhuma mudança de mérito que obrigue o retorno da matéria à Câmara, impedindo que seja votada antes da eleição. Se ficar para depois, as chances de aprovação ficarão muito reduzidas.
Omar Aziz não acredita que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), venha a atuar para que a votação seja adiada, como já se suspeitou. De sua parte, garante que não recebeu nem receberá pressão alguma.
“Devo ser justo. Quando o Davi me comunicou que eu seria relator, não me pediu nada, não sugeriu nada. Ele me conhece. Eu sempre tive lado e defendo a redução da jornada há mais de dois anos. Não sou de ficar em cima do muro. Posso discutir um ponto ou outro, mas a matéria irá a voto”, disse o senador.
Ele acredita que a aprovação será tranquila e por quórum elevado por uma razão elementar. Dois terços dos senadores serão candidatos a novo mandato ou a outro cargo eletivo. Votar contra seria suicídio. Quem não for candidato estará apoiando alguém em seu estado e, com um voto contrário, estaria prejudicando este aliado.

Brasil 247

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias
  • Governo eleva estimativa e calcula salário mínimo de R$ 1.741 em 2027. Acréscimo seria de R$ 120
  • Ministério Público do Trabalho promove audiência coletiva em Campina sobre democracia e assédio eleitoral. Sindicato vai participar. Participe também
  • Omar Aziz e Rogério Carvalho assumem relatorias das PEC do fim da escala 6×1 e da Segurança
  • José Rogério destaca atuação conjunta da CNTC, Feconeste e Sindicato dos Comerciários em defesa dos trabalhadores do grupo Casas Bahia

SIGA-NOS

onde estamos

Rua Venâncio Neiva, 91
Centro, Campina Grande - PB
CEP 58100-060
83 3321-3765 e 3341-1430
contato@comerciariocg.com.br
Seg. - Sex. 8:00 - 16:00

nossa missão

Nosso compromisso é representar o trabalhador com seriedade e transparência junto aos meios patronais, visando sempre proporcionar condições de trabalho humanizadas, salário justo, dignidade e voz a todos os trabalhadores.

Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região | comerciariocg.com.br
Todos os direitos reservados | Feito por click