Com o objetivo de obter mais conhecimento e atualizar informações sobre leis, normas e causas trabalhistas a direção do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região participou da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nos últimos dias 11, 12 e 13. O evento aconteceu nos modos on line e presencial.
No encerramento, nesta quarta-feira, o presidente do sindicato, José Rogério Gonçalves de Moura e os diretores José do Nascimento Coelho, Gilberto Peres, Claudemir de Sousa, Wallenberg Costa e Kelvyn Soriano estiveram presentes assistindo as palestras e participando dos debates. “Foi um evento muito proveitoso, mostrando de forma direta e simples as atualizações sobre negociações coletivas e com certeza isso vai ajudar muito na nossa atuação em defesa do trabalhador”, disse José Rogério.
PROGRAMAÇÃO
A Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva teve um seminário organizado pela Fundacentro, em São Paulo, com transmissão pelo Youtube, e uma programação presencial que aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Paraíba. Houve painel mostrando como a negociação coletiva pode prevenir litígios nas relações de trabalho, sendo o palestrante o Dr. Ronald Sharp Jr., auditor fiscal no Rio de Janeiro, mestre em Direito, professor e ex-advogado do BNDES.
Um segundo painel mostrou o Ministério Público do Trabalho como espaço negocial, sendo a palestrante a Dra. Marcela Almeida Mais Asfora, Procuradora do Trabalho da 13ª Região, mestre em Ciências Jurídicas e professora da UFPB. A importância do Tribunal Regional do Trabalho como centro judiciário de métodos consensuais de soluções de disputas foi o tema do terceiro painel. O palestrante foi o Dr. Adriano Mesquita Dantas, juiz da 3ª Vara do Trabalho em Campina Grande. Em seguida aconteceu um debate geral com os palestrantes e o encerramento do evento.