Desde 2003 que a Organização Internacional do Trabalho – OIT, instituiu o 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, sendo que no Brasil a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.
A data foi escolhida porque em 1969 uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Mais de 20 anos depois sempre que acontece um acidente de trabalho, principalmente com morte, o assunto ganha destaque e é rememorado por todos.
Foi justamente isso que aconteceu no último dia 24, em Campina Grande, quando um trabalhador da empresa Redepharma morreu vítima de acidente, caindo no poço de um elevador, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.
Diante do fato e da data alusiva, a direção do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região vem, novamente, fazer um alerta sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, principalmente agora que transcorre o Abril Verde, mês de campanhas de conscientização sobre o assunto.
E para reforçar ainda mais a data o presidente do sindicato, José Rogério Gonçalves de Moura, afirma que a entidade continua cobrando das autoridades respostas sobre a morte do trabalhador Arthur Alves de Sousa, da Redepharma. Logo após tomar conhecimento do fato a entidade denunciou tudo ao Ministério Público do Trabalho, para que a morte seja devidamente investigada e esclarecida e, caso haja culpados, que sejam punidos na forma da lei. O sindicato também ficou solidário à dor da família logo na primeira hora do acontecido
“É profundamente lamentável a morte de um trabalhador e principalmente durante o período de prevenção e saúde no trabalho, que é o Abril Verde, período em que estamos participando de várias campanhas de alerta sobre prevenção de acidentes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Cerest, Cerast, auditores fiscais, entre outros. Toda nossa solidariedade à família enlutada e esperamos que o fato seja totalmente esclarecido pelas autoridades policiais”, disse José Rogério.
28 de abril: no Dia Mundial de Segurança no Trabalho sindicato cobra respostas sobre morte de trabalhador na Redepharma