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 Publicado em 10 de julho de 2025 por Redação

Volume de vendas do varejo da Paraíba cresce 9,1% em maio e registra maior alta do País, revela IBGE

Volume de vendas do varejo da Paraíba cresce 9,1% em maio e registra maior alta do País, revela IBGE
 Publicado em 10 de julho de 2025 por Redação

Descolando da maioria dos Estados, as vendas relacionadas ao Dia das Mães deste ano da Paraíba tiveram forte impacto no desempenho do varejo no mês de maio. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o volume de vendas de maio cresceu 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado, apresentando uma maior taxa de crescimento do País.
É o segundo mês consecutivo que a Paraíba registra o maior crescimento do País. No ajuste do IBGE publicado neste mês, referente ao mês de abril, o indicador do varejo da Paraíba também alcançou o maior crescimento do País com alta de 12,8%, passando por Santa Catarina com 12,5%.

MAIORES CRESCIMENTOS – Segundo dados da pesquisa, os Estados da Paraíba (9,1%), de Alagoas (6,7%), do Espírito Santo (6,5%) e do Distrito Federal (6,4%) obtiveram as maiores altas de maio no varejo, enquanto o país registrou alta de 2,1%. No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba apresentou alta de 6,7%. Já o país acumula um crescimento bem abaixo dos cinco meses deste ano 2,2% sobre o ano passado.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, peças e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou uma maior taxa de expansão do País em maio (6,1%) no mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa do País foi de apenas 1,1%. No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba acumula alta de 6,7% e o País 1,1%.
SEGMENTOS QUE MAIS SE DESTACARAM – De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentaram resultados positivos em dois dos últimos três meses (março e maio), os quais têm relação com a depreciação do dólar que acontece desde fevereiro.
“Já o resultado positivo para Móveis e eletrodomésticos, também em maio, reflete um ano melhor para a categoria, que veio se desenvolvendo com uma certa vida negativa até o primeiro semestre do ano passado, mas que depois disso teve um bom período de crescimento a partir do segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025, apesar dos resultados negativos em março e abril”, revelou.

DEVER DE CASA BEM FEITO – Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, a manutenção de uma gestão fiscal equilibrada no Governo da Paraíba há seis anos é um dos maiores trunfos da gestão do governador João Azevêdo, principalmente quando o cenário macroeconômico nacional se apresenta mais desafiador com taxas de juros mais altas e que tende a afetar setores como o varejo. Contudo, com as contas públicas no dia do Estado, sobra poupança para nós investimentos públicos em obras estruturantes realizadas, que ajudam também a gerar emprego, renda e consumo para o varejo. Isso tudo ainda aliado a uma política de desenvolvimento que anda de mãos dadas com o setor privado que tem gerado novos investimentos, atraído novos negócios, além de emprego e renda. É por isso que a Paraíba vem se destacando nacionalmente em indicadores como varejo, emprego e potencial de consumo, mesmo em um ano difícil diante da conjuntura de taxas de juros mais altas”, frisou.

REFIS BUSCA MANTER EMPREGOS E CONSUMO – Marialvo acrescentou que como o Estado está com contas equilibradas, o governador João Azevêdo, sensível a situação dos empresários diante das altas nas taxas de juros, autorizou a realização de um Refis Ampliado no Estado com descontos de até 99% de juros e multas, que começou neste mês. Sabemos que o aumento dos juros no Brasil, além de enfraquecer as empresas, encarece o preço ao consumidor final, reduz a demanda e vendas, daí a necessidade do Refis. É uma forma de dar um apoio às empresas da Paraíba, melhorar o seu fluxo de caixa e, assim, manter os empregos e, por consequência, o consumo que é tão importante ao varejo”, justificou.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural dos comércios varejistas no país, investigando a receita bruta de venda nas empresas formalmente envolvidas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Fonte: oxentenoticias.com.br

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