Comericários CG
  • DIRETORIA
    • O QUE É O SINDICATO
    • ONDE ATUA O SINDICATO
  • IMPRENSA
    • Notícias
    • OPINIÃO
    • MEMÓRIA
    • SAIBA MAIS
    • Galeria de Fotos
    • O Comerciário
    • Expediente
  • ACORDOS E CONVENÇÕES
  • FALE CONOSCO
 Publicado em 10 de setembro de 2024 por Redação

MPT realiza campanha Setembro Amarelo pela Saúde Mental no trabalho com Sarau Cultural

MPT realiza campanha Setembro Amarelo pela Saúde Mental no trabalho com Sarau Cultural
 Publicado em 10 de setembro de 2024 por Redação

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizará, pelo 2º ano, a Campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher”, voltada à Saúde Mental no Trabalho. Com a mensagem “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha é uma iniciativa de prevenção e combate aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho e a outras situações, que levam ao adoecimento mental. Dentro da programação, haverá várias ações na Paraíba, entre elas, o 1º Sarau Cultural ‘A arte cura’, neste dia 11, às 8h, no Anfiteatro do Sesc, em Campina Grande. As inscrições são limitadas e podem ser feitas CLICANDO AQUI.
“Somente no primeiro semestre de 2024, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba já recebeu 215 denúncias tratando sobre o tema assédio e, consequentemente adoecimento mental. São dados alarmantes, que nos preocupam, que nos fazem refletir sobre a necessidade de mudança de padrão cultural no nosso Estado. Existe a prática da banalização do assédio, da normalização do assédio. As pessoas ainda acreditam que estão no uso regular do seu direito quando praticam assédio. Na verdade, o assédio deve ser proibido, é uma prática refutável totalmente coibida pelo Ministério Público do Trabalho”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho.
“Este ano, realizaremos, na cidade de Campina Grande, a campanha de saúde mental sob a forma de arte. O Sarau Cultural trará poesia, música e arte para chamar e atentar os trabalhadores para a necessidade de tratar da sua saúde mental e de cuidá-la com carinho”, anunciou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho.
“Setembro é o mês de lembrarmos da prevenção ao suicídio. A vida é o bem mais importante que existe. O Ministério Público do Trabalho promove a campanha ‘Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher’. Nesse contexto, promoveremos uma série de ações voltadas à saúde mental do trabalhador, à prevenção do adoecimento mental e à punição nos casos em que há a participação da empresa nesse adoecimento mental. É muito importante lembrarmos que, infelizmente, vivemos hoje numa sociedade adoecida mentalmente. Trazer o tratamento da saúde mental sob a forma de poesia e música é muito importante. Afinal, a arte cura!”, destaca a procuradora.

Denuncie!
“É muito importante lembrar à sociedade que denuncie ao Ministério Público do Trabalho os casos de adoecimento mental no trabalho para que nós possamos investigar e saber a causa desse adoecimento, se tem relação com o trabalho – ou não – para que possamos reequilibrar o meio ambiente de trabalho outrora desequilibrado em virtude do adoecimento mental. A empresa que promove a saúde mental dos seus trabalhadores, expressa a responsabilidade social. O trabalhador tem sensação de pertencimento, trabalha feliz. E o trabalhador que trabalha feliz produz mais”, enfatizou a procuradora Andressa Coutinho.
“As práticas que adoecem os trabalhadores são as mais variadas. A principal delas, para o Ministério Público do Trabalho, é o assédio, que pode se dar de três maneiras: o assédio pode ser moral, sexual e – agora – principalmente em ano de eleições, o assédio também é praticado da forma eleitoral. Então, é muito importante que todo ato que tenha como objetivo humilhar, constranger, coagir, segregar o trabalhador no seu ambiente de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho sejam denunciadas ao Ministério Público do Trabalho para que nós possamos investigar e punir os assediadores”, explicou a procuradora.
“O assédio pode vir de várias formas, com gritos, xingamentos, expressões depreciativas, práticas reiteradas que afetam mentalmente o trabalhador, mas também com ameaças veladas de demissão e outras formas sutis”, ressalta Andressa Ribeiro Coutinho.
Segundo a procuradora Andressa Coutinho, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa de prevenção e combate aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho e a outras situações vivenciadas no ambiente laboral que levam a pessoa ao adoecimento e a quadros de ansiedade, pânico, depressão e ‘Síndrome de Burnout’, conhecida como “Síndrome do esgotamento profissional”.

PROGRAMAÇÃO
SETEMBRO AMARELO: OUVIR É ACOLHER

EVENTO: SARAU CULTURAL – “A ARTE CURA” (PROGRAMAÇÃO)
Data: 11 de setembro de 2024 (quarta-feira)
Local: Anfiteatro do Sesc Centro – Campina Grande-PB.
8h
Credenciamento / Recepção Artística
8h40
Abertura
Hino Nacional – Músico Roninho do Acordeon
Saudação das autoridades
9h30
Recitando o Cordel “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher” – Poetisa Anne Karolynne
9h50
Palestra Terapêutica: ‘Despertando o poder de ser mais feliz’ – Psicóloga Josiplessis Marques
10h30
Poesia para a alma – Poeta Manoel Clementino
10h45
Risos de Cura – Humorista Renan da Resenha
11h15
“Melodia da Cura” – Cantor Capilé
11h45 – ENCERRAMENTO

DENUNCIE!
Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128).

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias
  • Veneziano apóia PEC que propõe a jornada de trabalho 5×2, com redução para 36 horas semanais
  • Motta encaminha PEC que acaba com a escala 6×1 para a CCJ e diz que, depois, texto vai comissão especial
  • Condenada pela Justiça do Trabalho, Redepharma faz acordo por conta de acidente que vitimou funcionário em Campina Grande
  • Senador Paulo Paim defende redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1

SIGA-NOS

onde estamos

Rua Venâncio Neiva, 91
Centro, Campina Grande - PB
CEP 58100-060
83 3321-3765 e 3341-1430
contato@comerciariocg.com.br
Seg. - Sex. 8:00 - 16:00

nossa missão

Nosso compromisso é representar o trabalhador com seriedade e transparência junto aos meios patronais, visando sempre proporcionar condições de trabalho humanizadas, salário justo, dignidade e voz a todos os trabalhadores.

Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região | comerciariocg.com.br
Todos os direitos reservados | Feito por click